REIKI - Perguntas e Respostas
REIKI - Perguntas e Respostas

REIKI - Perguntas e Respostas

10/09/2016 0 comentário(s)

Celestina Marques Gonçalves


REIKI  - Perguntas e respostas

 

O que é energia Reiki?

A energia Reiki é uma energia sutil. É diferente do que é a eletricidade ou a energia química ou outros tipos de energia física. O Reiki é uma prática de natureza espiritual sagrada, fundada pelo Sensei Mikao Usui.

 

De onde vem à energia Reiki?

A energia Reiki vem do Poder Superior, de uma dimensão maior do que o mundo físico que estamos familiarizados. Vem de uma Fonte de energia de alta vibração que também chamamos de Deus.

Quando visto por clarividentes, descrevem a energia Reiki vindo de cima para baixo, entrando no topo da cabeça dos praticantes e que fluir através do corpo e sai para fora pelas mãos.

Alguns casos são descritos que a energia flui também pelos olhos, pela boca através da palavra e também pelo coração, e que a diferença de como esta energia sai para fora do corpo depende da intensão.

O mais importante de tudo é saber que a verdadeira fonte de energia Reiki é dentro de nós mesmos. Isso não quer dizer que usamos a nossa energia pessoal quando fazemos Reiki, mas que a energia é proveniente de uma parte de nós mesmos, da nossa partícula de Deus, nossa centelha divina, transcendental que está conectado a uma fonte infinita de energia de cura. (conexão feita através de uma iniciação com um Mestre Reiki).

 

O Reiki é uma religião?

A energia Reiki é de natureza espiritual, mas não é uma religião. Não é solicitado aos praticantes de Reiki a alterar as crenças religiosas ou espirituais que possam ter. Eles são livres para continuar a acreditar em qualquer coisa que eles escolhem e são incentivados a tomar suas próprias decisões sobre a natureza de suas práticas religiosas.

 

Reiki e Passes Espiritas são a mesma coisa?

Se pensarmos que estamos num campo eletromagnético que tudo é energia e que cada um de nós vibra numa energia - que nossos pensamentos/intenção que transformam a energia magnética para que a energia tenha a fluidez desejada, e que este campo magnético não é o todo e sim uma parte dele - só isso já se diferencia da energia que é a fonte de tudo. Todos somos uma partícula da Fonte, mas emaranhados na energia bipolar deste planeta. Além dele tem uma energia a qual podemos nos conectar - o que chamados de Fonte que é Deus - nossa partícula se religa ao todo - Deus. Aqueles que estão novamente religados a Fonte pela iniciação, não influenciam na energia que é passada para o outro. Por isso que as pessoas que se tratam com Reiki não ficam dependentes do Reiki - diferente dos passes que as pessoas ficam a vida inteira recebendo os passes. Reiki é uma energia que desperta para o esclarecimento Divino. Passes não.

 

Como é um tratamento de Reiki?

Numa sessão padrão de aplicação da energia Reiki o tratamento flui dos praticantes pelas mãos para o cliente. O cliente é geralmente deitado em uma mesa de massagem, mas os tratamentos também podem ser dadas enquanto o cliente está sentado ou mesmo em pé. O cliente permanece totalmente vestido. O terapeuta Reiki coloca suas mãos sobre ou perto do corpo do cliente em uma série de posições das mãos. Estes incluem posições em torno da cabeça e ombros, o estômago e os pés. Outras posições mais específicas podem ser utilizadas com base nas necessidades dos clientes. Cada posição é mantida por três a 10 minutos dependendo da quantidade de Reiki que o cliente precisa em cada posição. Todo o tratamento geralmente dura entre 45 e 90 minutos.

 

O que uma pessoa sente quando recebe um tratamento de Reiki?

Durante um tratamento de Reiki varia um pouco de pessoa para pessoa, no entanto, os sentimentos são de profundo relaxamento - geralmente sentida por todos. Além disso, muitos sentem um uma energia brilhante e maravilhosa que flui e fica em sua volta durante o tratamento. Como a energia Reiki incentiva/proporciona a pessoa a deixar ir toda a tensão, ansiedade, medo ou outros sentimentos negativos, um estado de paz e bem-estar é a maior experiência. Algumas pessoas caem no sono e até relatam ter flutuado fora de seus corpos ou ter visões e outras experiências místicas. No final do tratamento, muitas pessoas dizem ter sintonizado com uma perspectiva mais positiva, equilibrada.

 

O que pode ser tratada com Reiki?

Hoje existem muitos estudos, pesquisas publicadas em várias partes do mundo sobre o Reiki, comprovando sobre os efeitos positivos sobre todas as formas de doenças e condições negativas. Isso inclui coisas menores, como dores de cabeça ou dores de estômago, picadas de abelha, resfriados, gripe, tensão e ansiedade, bem como doenças graves, como doenças cardíacas, câncer, leucemia, etc. Existem trabalhos que comprovam também a ação do Reiki sobre os efeitos colaterais dos tratamentos médicos regulares que também foram reduzidos ou eliminados. Isto inclui os efeitos negativos da quimioterapia, dor pós-operatória e depressão, bem como melhorar a taxa de cura e reduzir o tempo necessário para ficar no hospital. Reiki sempre ajuda e, em alguns casos, as pessoas têm experimentado curas completas que foram confirmados por exames médicos antes e depois dos tratamentos de Reiki. Algumas pessoas falam ter experimentado milagres, mas isso não temos como comprovar. As maiores experiências são mesmo na redução do estresse com melhora nas condições física e psicológica.

OBS: A Energia Reiki trabalha em harmonia com todas das outras formas de tratamento e cura, todavia nenhum tratamento médico ou psicológico deve ser suspenso ou substituído pelo Reiki. Ele atua como um recurso terapêutico integrativo e complementar.

 

Quem pode aprender a fazer Reiki?

O Reiki é uma técnica muito simples de aprender e não é dependente de ter qualquer experiência anterior com a cura, meditação ou qualquer outro tipo de treinamento. 

Foi aprendido com sucesso por mais de um milhão de pessoas de todas as esferas da vida, e com qualquer idade. A capacidade de fazer Reiki é simplesmente transferida do professor para o aluno através de um processo chamado de uma sintonia que ocorre durante uma aula de Reiki. Assim que a pessoa recebe uma sintonia, também chamada de “iniciação” eles têm a capacidade de fazer Reiki e depois de sintonizado, sempre que colocar as mãos sobre si ou sobre outra pessoa com a intenção de fazer Reiki, a energia de cura Reiki começa automaticamente a fluir.

 

Quanto tempo leva para aprender Reiki?

Isso depende muito da habilidade do Mestre de Reiki em ensinar todo o conteúdo. Um curso de Reiki para quem esta começando é ensinado em um ou dois dias. Eu recomendo que o tempo mínimo necessário deva ser de  pelo menos  sete horas de aula teórica e práticas. Neste tempo de aula em que o aluno recebe a sintonização/iniciação, o Mestre deve mostrar como dar tratamentos e também praticar com o aluno dando tratamentos em sala de aula.

 

O que é uma sintonização de Reiki?

Uma sintonia Reiki ou iniciação como é mais conhecido, é o processo pelo qual uma pessoa recebe a capacidade de dar tratamentos de Reiki. A sintonia é feita por um Mestre Reiki durante o curso de Reiki. Durante a iniciação, o Mestre Reiki vai tocar os alunos na cabeça, ombros e mãos usando uma ou mais técnicas de respiração especiais, símbolos, mudras e mantras. A energia de sintonização irá fluir através do Mestre de Reiki para o aluno. Estas energias especiais são guiadas pelo Poder Superior que chamamos de Guia Reiki, que vai fazer ajustes no canal de energia do  aluno, ligando o aluno a fonte de Reiki. Como disse, o aspecto energético e espiritual da sintonia é guiada pelo Poder Superior, ajustando-se para ser exatamente certo para cada aluno. Neste nível de Reiki eu ensino um símbolo para acionar um padrão de energia mais potente que também pode ser usado para fins de proteção pessoal. Durante a sintonização, alguns alunos  sentem o calor nas mãos, outros podem ver cores ou ter visões de seres espirituais, no entanto, não é condição nem necessário ter uma experiência interior para validar a sintonização. A maioria dos alunos simplesmente se sentem mais relaxado. Uma das características do Reiki é que depois de ter recebido a sintonização, você pode tratar-se, bem como os outros. 

Após a sintonização, todo reikiano devidamente iniciado, por força das circunstâncias, obrigatoriamente passa a pertencer a uma determinada "linhagem" ou ''árvore do Reiki'', que é uma sequência de nomes de Mestres que nos leva sempre, em qualquer linhagem ou escola, ao Sensei Mikao Usui. Não existe linhagem que não leve a ele. Considero importante que o reikiano tenha conhecimento da ''corrente'' de Mestres à qual vai passar a pertencer. A cada novo Mestre iniciado, a corrente se expande. O reikiano deve honrar sua linhagem, conforme nos ensinam os cinco Princípios do Reiki.

 

Como é que funciona o Reiki aplicado a distância?

A aplicação do Reiki a distância é ensinando no nível 2 de Reiki, Neste nível eu ensino mais dois símbolos do Reiki. Um desses dois símbolos é para cura à distância. O Reiki a distância pode ser feito usando uma imagem/foto da pessoa  ou escrevendo o nome da pessoa em um pedaço de papel ou simplesmente pelo pensamento na pessoa. Você vai ativar o símbolo de Reiki a distância e poderá enviar Reiki para eles não importa onde eles estão .Eles poderiam ser centenas de milhas de distância, que não faz diferença. A energia Reiki vai para tratá-los onde estiverem. O Reiki a distância poderá ser enviado também para vidas pregressas, situações, processos, ....

 

Quantos níveis de Reiki tem para estudar?

No sistema Usui /tibetano de Reiki ensinado pelo Colégio de mestres e Terapeutas de Reiki, existem quatro níveis. Estes incluem um, dois, Avançado e Mestre.

Qual é a sensação de aplicar uma sessão de Reiki?

Ao fazer uma aplicação ou tratamento de Reiki, a energia Reiki flui através do terapeuta até chegar nas mãos e daí flui para o cliente. Devido a isso, o praticante também recebe um tratamento. Como a energia Reiki flui através do terapeuta, ele/ela vai se sentir mais relaxado e elevado. Podem ocorrer experiências espirituais durante um tratamento de Reiki. O praticante às vezes tem percepções sobre o que o cliente precisa saber para curar mais profundamente, todavia orientamos que sempre use o bom senso nos comentários e relatos aos seus clientes. Nem tudo que é visto pode ser dito, visto que não sabemos a condição psicológica de uma pessoa para receber determinadas informações. Tem situações que devem ser tratadas num processo terapêutico e não apenas numa sessão de Reiki.

 

Que critério devo usar para encontrar um professor de Reiki para mim?

Existem muitos Mestres de Reiki em anúncios de revistas, sites, ... Pesquise e depois de encontrar um Mestre/professor de Reiki ou profissional que você está interessado em receber atendimento de Reiki, recomendo que você faça algumas perguntas importantes para se certificar de que a pessoa é realmente preparada para ajuda-la. Aqui estão alguns que lhe dará informações adicionais para fazer uma escolha.

1.    Quanto tempo você trabalha com o Reiki? 

2.    Que tipo de treinamento você já teve? 

3.    Quantas vezes você já ensinou Reiki?

4.    Como você usa pessoalmente o Reiki? 

5.    Qual é a sua linhagem?

6.    Qual conteúdo vai ser ensinado na aula?

7.    Quantas horas de aula?

8.    Quantas horas de práticas em aula?

9.    Vou receber manual e certificado?

10. Posso tomar nota e ou gravar a aula?

11. Quantos símbolos vou aprender?

12. Existe um grupo de apoio de Reiki?

13. Você vai me apoiar a ser um praticante de Reiki? 

Você deve estar ciente de como você se sente sobre as respostas e se eles estão respondendo de uma maneira amorosa. Ouça seu coração e você será guiado para o professor ou profissional de direito.

 

As crianças podem fazer treinamento e receber sintonia em Reiki?

Sim, Reiki pode ser ensinado para crianças. Eu recomendo que a criança tenha idade suficiente para entender o que é Reiki e que o pedido seja da criança para aprender Reiki.

 

É seguro para a mulher grávida?

Considerando que Reiki é guiada pelo Poder Superior, a energia Reiki vai saber a condição do cliente ou aluno e ajustar-se adequadamente. Reiki só pode fazer o bem. Muitas mulheres grávidas receberam tratamentos com grande benefício para eles e seu feto/bebê. Também tem sido usada durante o nascimento da criança. As mulheres grávidas também têm se interessado em fazer o treinamento de Reiki e receber a iniciação em Reiki com resultados benéficos.

 

O que os bebês sentem quando recebem o Reiki?

Os bebês amam Reiki. É muito saudável para eles. Não se preocupe sobre ele ser muito forte. Reiki ajusta automaticamente o que o bebê precisa.

 

Posso tratar os animais ou plantas?

Os animais amam Reiki também. Eles parecem ter uma compreensão natural do que Reiki é e seus benefícios. Depois que um animal de estimação recebeu o Reiki uma vez, ele sempre vai fazer você saber que quer mais. As plantas também respondem bem ao Reiki.

 

Há efeitos colaterais em um tratamento de Reiki?

Veja, costumamos dizer que a energia de Reiki é uma energia inteligente, que vai onde é necessário e flui pelo tempo que for preciso. Na maioria das vezes uma pessoa vai se sentir relaxado e elevado por um tratamento de Reiki. No entanto, às vezes uma pessoa vai ter o que é chamado de uma crise de cura. Como a vibração de uma pessoa sobe, as toxinas que foram armazenadas no corpo será liberada para o fluxo de sangue a ser filtrado pelo fígado e os rins e removidas do sistema. Quando isso acontece, por vezes, uma pessoa pode ter uma dor de cabeça ou dor de estômago ou se sentir fraco. Se isso acontecer, recomende a ingestão de bastante água, comer refeições mais leves e descansar mais. O corpo está respondendo a uma limpeza como parte do processo de cura de modo que este é um bom sinal.

 

Ele pode ser usado para ajudar a grupos de pessoas ou até mesmo crises globais?

Sim, este é um dos maravilhosos benefícios do Reiki e é por isso que é uma técnica maravilhosa para o novo milênio. Ele permite que indivíduos e grupos possam fazer algo positivo sobre as situações difíceis que envolvem tantas pessoas em todo o planeta. Reiki pode ser usado para reduzir o sofrimento e ajudar as pessoas em qualquer lugar do mundo. Em nosso trabalho espiritual de Assistência Solidária com Reiki, enviamos Reiki para o Planeta Terra e para eventos mundiais. À medida que mais e mais pessoas enviar Reiki para ajudar na cura do mundo, mais rapidamente vamos avançar para um mundo de paz e harmonia.

 

Desejo a todos uma vida cheia de significados.

Celestina Marques Gonçalves

Mestre de Reiki - Idealizadora do Colégio de Mestres e Terapeutas Reiki

Deixe seu comentário