REIKI - Técnicas Originais - Práticas do Dr. Usui - Pilares 1 e 2
REIKI - Técnicas Originais - Práticas do Dr. Usui - Pilares 1 e 2

REIKI - Técnicas Originais - Práticas do Dr. Usui - Pilares 1 e 2

12/07/2017 0 comentário(s)

Celestina Marques Gonçalves

TÉCNICAS DE REIKI ORIGINAIS DO Dr. USUI

                   Na última década muitas descobertas foram feitas no Japão sobre o Reiki Usui.  Essas descobertas têm validado o que muitos reikianos intuitivamente já pensavam ser a verdade sobre o Reiki.  As novas descobertas ocorridas nos últimos anos, relatadas por William Lee Rand são:

1.    A localização da sepultura e memorial do Dr. Usui;

2.    Uma compreensão mais clara da origem do Reiki e até mesmo dos símbolos;

3.    Os manuais que o Dr. Usui e o Dr. Hayashi entregavam a todos seus alunos;

4.    Uma conexão com a Organização original do Reiki criada no Japão pelo Dr. Usui;

5.    A dispersão dos vários mitos e falsas idéias existentes no Reiki de hoje;

6.    Exercícios ensinados pelo Dr. Usui, considerados imprescindíveis para a prática do Reiki.

 

O Mestre Reiki Willian Rand realizou várias descobertas sobre o Reiki em suas pesquisas e muitas delas contrariavam a história contada no Ocidente.  Uma delas, em 1991, foi de que o Dr. Usui era Budista e não Cristão e que ele não tinha frequentado a Universidade de Chicago como era contado.  Muitas informações que estavam perdidas foram reveladas e chegaram ao ocidente através do livro “Reiki Fire” em 1997, do Mestre Arjava Petter que é radicado no Japão.  Foi nesta época que Arjava convidou Willian para ir até o Japão e lá, juntos visitarem o Memorial de Usui e o Monte Kurama e discutiram sobre as novas descobertas.

Posteriormente Willian retornou ao Japão com Walter Lübeck e Arjava para visitarem os locais sagrados de Reiki e lá colheram informações adicionais sobre o Reiki para o livro que foi publicado no Brasil no início de 2001, e que já havia sido publicado na Alemanha com o nome  “The Spirit of Reiki”.

De todos os contatos mantidos com o Mestre Arjava e com sua esposa japonesa, Chetna Kobayashi, que foram em 1999 e 2000 aos EUA ensinar as técnicas japonesas para os grupos organizados pelo Mestre Willian, o que me parece importante é a ideia de que as técnicas são realmente muito simples e que se baseiam muito mais no AMOR e na INTUIÇÃO do que em qualquer regra que possa ter sido ensinada até aqui.

Uma das regras ensinadas no Ocidente e que nunca fez parte da forma praticada pelo Dr. Usui é o fato de que devemos cobrar dinheiro ou receber algo em troca por um tratamento ou pelo ensino do Reiki.  Sabe-se agora que isso não é verdadeiro e que as pessoas tem o direito de cobrar o que quiserem ou praticar, ensinar e tratar até gratuitamente, se assim entenderem.


AS TÉCNICAS DE REIKI JAPONÊS - 1º e 2º Pilares

As técnicas que descreverei abaixo foram ensinadas por Arjava Petter e sua esposa Chetna Kobayashi, nos EUA, e ao Mestre Willian Rand que posteriormente ensinou alguns Mestres no Brasil.  Sabe-se que as práticas dos exercícios acrescentam grande valor à prática de Reiki, além de aumentar consideravelmente o fluxo do Reiki, traz também a energia do Dr. Usui mais diretamente para a nossa presença.

As técnicas e exercícios que apresentarei constavam da apostila de Reiki que o Dr. Usui entregava a seus alunos. Os exercícios eram ensinados pelo Dr. Usui e ele os consideravam ser uma parte muito necessária do Reiki Usui.

A prática de Reiki do Dr. Usui era bem mais intuitivo do que estruturado e cheio de regras como nos foi ensinado aqui no ocidente.  O conjunto padronizado de posições de mãos foram criadas pela Sra. Takata.  Dr. Usui desenvolveu posições de mãos para doenças e para condições específicas e a partir disso o Sr. Hayashi criou um Manual de Cura que mostraremos a seguir.

Bem, com condições específicas ou não, penso ser importante o tratamento padrão desenvolvido pela Sra. Takata pois ele aumenta a vitalidade e transmite Reiki para a pessoa como um todo, criando um perfeito equilíbrio.  Se for situação específica, não menos importantes serão os ensinamentos do Sr. Hayashi, todavia não devemos nos prender a padrões e técnicas, nos esquecendo que a intuição e a conexão com o nosso EU Superior nos mostra o caminho perfeito.

Há, todavia como combinar intuição e técnica como veremos a seguir nos métodos desenvolvidos pelo Dr. Usui.

As técnicas de escaneamento de Reijo-ho e Byosen permitem que o praticante de Reiki vá diretamente para as áreas mais afetadas.

Uma boa forma de atendimento é o escaneamento Byosen e o tratamento padrão completo.  Se for um caso de condição específica mencionada no Manual de Cura do Sr. Hayashi termine o tratamento colocando a mão no local referido.

Você também poderá substituir os três pilares do Reiki listado a seguir pelo escaneamento Byosen.  Pode ser que outras pessoas encontrem uma outra combinação mais útil.  Conforme você pratica os métodos contidos nessa apostila e se familiariza com eles, melhor você poderá desenvolver seu próprio estilo, baseado nas técnicas que funcionam melhor para você.

MEDITAÇÃO GASSHO - 1º PILAR                                                        

Gassho significa “duas mãos se juntando”. Dr. Usui chamava essa técnica do primeiro pilar do Reiki e ele a praticava duas vezes ao dia. É mencionado também no Memorial ao Dr. Usui, onde é dito “De manhã e à tarde, sente-se na posição Gassho e repita essas palavras (os princípios do Reiki) em voz alta e no seu coração”. Essa é uma meditação especial para se sintonizar com o espírito do Reiki. Ela é feita como uma  meditação regular e diária, e também faz parte das outras técnicas listadas abaixo. Essa meditação clareia a mente e fortalece a nossa própria energia de Reiki.  Uma calmaria maravilhosa se desenvolverá internamente junto com a sabedoria de um espaço interno aumentado.

1.    Essa meditação poderá ser feita em pé,  mas a maioria prefere fazer sentada.  É feita  durante 15 – 30 minutos por sessão.

2.    Feche os olhos. Cloque suas mãos em posição  de prece com seus dedos apontados para cima e os polegares tocando o chakra cardíaco, no meio do seu peito.

3.    Focalize toda a sua atenção no ponto onde seus dedos médios se encontram.  O dedo médio é o segundo dedo após o polegar.

4.    Se surgirem pensamentos, tome ciência deles e depois os coloque de lado, delicadamente.  Volte sua atenção novamente no ponto onde os dedos médios se tocam.

5.     Conforme você continua praticando, você vai descobrir que conseguirá manter sua atenção fixada nos dedos médios por um período de tempo cada vez mais longo, sem que apareça qualquer pensamento

6. É importante aceitar o fato de que pensamentos vão surgir. Quando isso acontecer, não pense que você tenha cometido um erro, porque isso é completamente normal.  Porém, tão logo você sinta que está focalizando em algum pensamento, coloque-o de lado, e volte toda sua atenção novamente no ponto onde seus dedos médios se encontram.

7. Quando você tiver chegado ao fim dessa Meditação, respire profundamente várias vezes, trazendo sua  atenção para seus olhos, e os abra, lentamente.

REIJI-HO  -  2º PILAR 

Reiji significa “indicação do espírito” e ho “técnica” e é o segundo pilar do Reiki.  Esse é um processo que nos prepara para dar um tratamento de Reiki.  Ele envolve o uso do Gassho, uma pequena oração para o benefício do cliente e a focalização em nossa orientação intuitiva.

 1.    Faça uma breve Meditação Gassho,  por um minuto, aproximadamente.

2.    Faça uma oração em agradecimento ao espírito do Reiki e pedindo para que o mesmo comece a fluir agora.

3.    Faça uma oração por parte do cliente, solicitando que ele/ela seja curada completamente.

4.    Coloque suas mãos no terceiro olho e peça ao espírito do Reiki que guie suas mãos para onde são mais necessitadas.

5.    Siga a sua orientação interior e permita que suas mãos sejam direcionadas pelo espírito do Reiki. Observe quaisquer impressões internas que você possa receber e utilize-as para melhorar o tratamento.

6.    Coloque sua mão no chakra da coroa e perceba alguma mensagem, observe o corpo, cor, tensão....


Deixe seu comentário