REIKI - Técnicas Originais - Práticas do Dr. Usui - Pilar 3
REIKI - Técnicas Originais - Práticas do Dr. Usui - Pilar 3

REIKI - Técnicas Originais - Práticas do Dr. Usui - Pilar 3

23/10/2017 0 comentário(s)

Celestina Marques Gonçalves

HESO CHIRYO - 3º PILAR

CHIRYOsignifica “tratamento” e HESO “umbigo” – Tratamento pelo umbigo - e é o terceiro pilar do Reiki.  O tipo de tratamento ensinado pelo Dr. Usui contava com a orientação interior e não com um pré-determinado conjunto de posições das mãos.  Desta maneira, cada tratamento é único e focaliza aquilo que o cliente precisa para se tornar inteiro.  Após a aplicação do Reijo-ho, continue a seguir sua orientação interior, permitindo que você seja guiado.  Trate todos os lugares do corpo ou da aura que você ache necessário.  Durante esse processo, se permita entrar num estado muito relaxado e se tornar uno com a energia do Reiki. Coloque o dedo médio no umbigo até sentir pulsar.

Gassho, Reiji-ho e Chiryo constituem os três pilares do Reiki. Elas preparam o praticante para a aplicação do Reiki, aumentando o fluxo da energia Reiki, ativam a orientação intuitiva e assim o tratamento é dado enquanto estamos num estado de “cura”.

KENYOKU

Essa palavra significa “banho seco” – KEN = seco e YOKU = banho - e é uma técnica de limpeza de nossa própria energia antes e depois de um tratamento.  Ela também pode ser usada a qualquer momento em que sentimos a necessidade de libertar energia negativa.

1.    Faça uma curta Meditação Gassho.

2.    Coloque sua mão direita no seu ombro esquerdo.

3.    Deslize a mão para baixo, passando pelo peito, o estômago e terminando no quadril  direito.

4.    Faça o mesmo procedimento do outro lado.

5.    Repita os passos nºs 2, 3 e 4 novamente.

6.    Estenda seu braço esquerdo.

7.    Coloque sua mão direita no seu ombro esquerdo.

8.    Deslize a mão direita sobre o braço esquerdo até a mão esquerda, indo até as pontas dos dedos.  Depois, jogue sua mão direita para o ar como se estivesse jogando fora qualquer energia negativa.

9.    Faça o mesmo procedimento do outro lado – braço direito.

10. Você pode acrescentar uma curta Meditação Gassho no término desse exercício.

JOSHIN KOKI-HO

JUSHIN = respiração - Esse é um método de cura pela respiração. Utiliza a respiração em conjunto com o símbolo do poder ou quaisquer outros símbolos do Reiki para curar.

Bom para fazera distância com fotografia.

1.        Utilizando o escaneamento Byosen ou Reiji-ho, encontre uma área do cliente que precise ser curada.

2.        Inspire através do abdômen e traga todo o ar até uma área chamada “Tanden” (Hara) que se encontra no abdômen.

3.        Segure a respiração um pouco e desenhe com a língua o símbolo do poder ou qualquer outro símbolo que você queira usar no céu da boca. 

4.        Vigorosamente expire para dentro da área que necessita do Reiki, e ao mesmo tempo contraia o abdômen.

5.        Imagine que você está expirando o símbolo também para dentro desta área.

6.        Faça isso quantas vezes você achar necessário.

 

GYOSHI-HO

Essa é uma técnica que utiliza os olhos para enviar Reiki para o cliente. GYO = olhos e SHI-HO = tratamento.

1.        Utilizando o escaneamento Byosen, Reiji-ho, ou por simplesmente saber onde o cliente precisa ser curado, decida para onde você vai enviar a energia do Reiki.

2.        Com seus olhos focalize na área necessitada.

3.        Permita que seus olhos fiquem relaxados e desfocalizados.

4.        Se quaisquer pensamentos surgirem, coloque-os de lado delicadamente, semelhante ao processo utilizado na Meditação Gassho.

5.        Faça isso por vários minutos ou mais, de acordo com a sua orientação interior.

ESCANEAMENTO BYOSEN

Dr. Usui chamava essa técnica de “escaneamento Byosen”.  A palavra Byo = doente ou doença e sem= linha -  significa “linha de doença” em japonês.  É um método que desenvolve e utiliza a nossa própria intuição para detectar as áreas em que o cliente esteja necessitando de Reiki.

O processo de sintonização de Reiki I não apenas abre os chakras das palmas das mãos para que o Reiki possa fluir, como também eleva a sensibilidade das mesmas para a energia psíquica.  Ao utilizar os chakras nas palmas de suas mãos, é possível sentir onde o cliente está precisando de Reiki.

Para escanear seu cliente, primeiramente coloque suas mãos na posição Gassho (fig. 1 – Anexo).  Faça uma oração oferecendo agradecimento por essa oportunidade de ajudar uma outra pessoa.   Peça que a energia do Reiki comece a fluir de uma maneira forte.  Traga suas mãos para cima para que os dedões toquem a área do terceiro olho (fig.2).  Nesse momento, faça uma oração  pedindo para que você seja guiado para onde a pessoa esteja necessitando do Reiki. Coloque a mão esquerda (ou a sua mão não-dominante) cerca de 30 centímetros de distância do topo da cabeça do cliente (fig. 3).  Coloque sua consciência na palma de sua mão, e observe como você se sente.

Aos poucos, mova sua mão para mais perto, cerca de 8 a 10 centímetros de distância do topo da cabeça e continue movendo sua mão acima da face da pessoa e assim continuando até chegar aos pés, sempre com a mesma distância de 8 a 10 centímetros do corpo (fig.4-5).  Mova sua mão bem lentamente e fique atento para quaisquer modificações na energia registrada na palma da sua mão.  Quando você sentir alguma mudança, é nessa área que a pessoa está precisando de Reiki.  Você poderá sentir friagem, quentura, sensação de dormência, pressão, pequenos choques elétricos, pulsações, distorções, irregularidades ou uma sensação de puxar.  A modificação pode ser muito leve e você pode até pensar que é a sua imaginação.  Porém, confie em sua experiência.

Quando você começa a praticar o escaneamento Byosen, sua sensitividade pode não estar bem desenvolvida, então você precisa prestar muita atenção.  Conforme você continua a praticar, a sua habilidade de escanear o corpo melhorará e você ganhará confiança.  Após algum tempo, você poderá até descobrir que você pode escanear com seus olhos e sentir a energia em volta das áreas problemáticas.  Ou você talvez simplesmente saberá onde tratar tão logo você inicie a prática.  Conforme o passar do tempo, muitos praticantes se tornam clarividentes e conseguem ver com grande detalhamento os formatos energéticos que se encontram em volta das áreas que necessitam de cura.

Tão logo você sinta uma mudança no campo energético, mexa sua mão para cima e para baixo até você encontrar a altura em que você sinta os maiores problemas.  Isso poderá ser até meio metro acima do corpo ou você poderá sentir a necessidade de tocar no corpo com as suas mãos.  Normalmente a melhor altura é encontrada numa distância de uns 10 centímetros.

Quando você encontrar a altura certa, traga as duas mãos juntas nesse ponto e canalize a energia do Reiki  (fig. 6).  Reiki fará a cura da aura e chakra(s) e fluirá para dentro do corpo físico para trabalhar nos órgãos e tecidos e fazer a cura aqui também.  Continue a canalizar o Reiki no ponto detectado até você sentir que o fluxo do Reiki começa a diminuir ou que a área esteja curada.  Faça um novo escaneamento da área para confirmar que a mesma foi curada – se não, você poderá continuar a aplicar Reiki até sentir que o trabalho está completo.  Escaneie novamente, até você encontrar outra área que necessita de cura e aplique Reiki nesse local também.  Continue até você tiver escaneado e curado todo o campo energético.

O escaneamento e cura do campo energético é muito saudável, porque a causa da maioria das doenças e outros problemas se encontra na aura.  Ao tratar a aura, você estará trabalhando a causa e assim curando problemas antes mesmo do que eles se manifestam no corpo físico. Mesmo após um problema ter se desenvolvido no corpo físico, um cliente responderá melhor ao Reiki se a aura for tratada primeiro.  Ao curar a aura primeiro, você estará auxiliando o campo energético da pessoa a aceitar a energia do Reiki mais completamente.  A energia então fluirá mais facilmente se você escolher um tratamento padrão por inteiro. Assim sendo, se você vai fazer um escaneamento e um tratamento padrão, faça o escaneamento primeiro.

Conforme você interage junto com o campo energético do cliente, os dois se conectarão intimamente, Você poderá tomar conhecimento da causa da distorção ou doença e os problemas pessoais conectados a ela.  Você também poderá receber a informação de como os problemas foram criados e o que o cliente poderá fazer para facilitar a cura.  Divida essa informação com o cliente somente se você for orientado nesse sentido, e mesmo assim, somente com muito amor e sem julgamento.  Esse trabalho é sagrado.  Sempre trate o cliente e o próprio processo com muito respeito.

AUTO-ESCANEAMENTO

O Escaneamento Byosen também poderá ser feito em si próprio.  Siga os passos abaixo:

Para o auto escaneamento, primeiramente coloque suas mãos na posição Gassho (fig. 1 – Anexo).  Faça uma oração oferecendo agradecimento por essa oportunidade de auto cura. Peça que a energia do Reiki comece a fluir de uma maneira forte.  Traga suas mãos para cima para que os dedões toquem a área do terceiro olho (fig.2).  Nesse momento, faça uma oração pedindo para que você seja guiado para onde você esteja necessitando do Reiki.

Coloque a mão esquerda (ou a sua mão não-dominante) cerca de 30 centímetros de distância do topo da cabeça.   Coloque sua consciência na palma de sua mão, e observe como você se sente.  Aos poucos, mova sua mão para mais perto, cerca de 8 a 10 centímetros de distância do topo da cabeça e continue movendo sua mão sobre sua face assim continuando até chegar aos pés, sempre com a mesma distância de 8 a 10 centímetros do seu corpo (fig. 7).  Mova sua mão bem lentamente e fique atento para quaisquer modificações na energia registrada na palma da sua mão.  Quando você sentir alguma mudança, é nessa área que você está precisando de Reiki.  Da mesma forma do escaneamento em outra pessoa, você poderá sentir friagem, quentura, sensação de dormência, pressão, pequenos choques elétricos, pulsações, distorções, irregularidades ou uma sensação de puxar.  A modificação pode ser muito leve e você pode até pensar que é a sua imaginação.  Porém, confie em sua experiência.

Depois, é só aplicar Reiki quando você encontrar as áreas que estejam necessitando de cura. O auto-escaneamento poderá revelar aspectos de você à sua consciência, que antes você desconhecia.  Você passará a se conhecer melhor e será mostrado novos níveis de si próprio que precisam ser curados.

Quando você encontrar uma distorção em seu próprio campo energético, pergunte o que foi que aconteceu para criá-la e o que poderá ser feito para você se ajudar a curá-la.  Lembre-se, seja gentil com si próprio.  Aceita seus sentimentos.  Esteja pronto para se perdoar e deixar o amor entrar.  Isso pode ser um processo muito íntimo, e você poderá tomar ciência de necessidades mais profundas, aumentando sua sensitividade e facilitando o crescimento pessoal.

 JACKI-KIRI  JOKA-HO 

Jacki significa “energia negativa”, Kiri significa “cortar” e joka = limpar.  Esse é um método para liberar e/ou transformar energia negativa encontrada em objetos. (Não aplicável em pessoas). É uma técnica que poderá ser feita em cristais ou outros objetos que você ache que precisam de limpeza.  Esse é um método extremamente simples e eficiente para limpar a energia negativa de um objeto.

1.    Faça uma curta Meditação Gassho, pedindo a presença do espírito do Reiki.

2.    Segure o objeto em sua mão esquerda, ou na mão não-dominante.  No caso de objetos muito grandes, fique de pé, de frente para eles.

3.    Inspire profundamente através do abdômen e segure a respiração com a língua no céu da boca.

4.    Faça uma vigorosa ação de cortar o ar, a mais ou menos 5 cm acima do objeto, ao mesmo tempo em que você expira e contrai o abdômen.

5.    Repita a ação acima três vezes.

6.    No caso de um objeto do tamanho de uma casa, fisicamente mexa sua mão com o movimento de corte, mas imagine que você está cortando acima do objeto.

7.    Esse processo poderá ser feito à distância, utilizando o símbolo de distância após a Meditação Gassho e imaginando que você está segurando o objeto ou que está em sua presença.

ENKAKU CHIRYO

Enkaku significa “envio” e chiryo significa “tratamento”.  Existem muitas maneiras de enviar Reiki à distância.  Essa é a maneira que Dr. Usui o enviava.

 1.  Pegue uma fotografia da pessoa para quem você deseja enviar Reiki à distância.  Se você não tiver uma foto, pegue um pedaço de papel e escreva o nome da pessoa no mesmo.

 2.  Coloque a fotografia ou o papel em sua mão, e no ar acima dele, trace o símbolo de distância.

3.  Coloque a fotografia ou o papel em sua mão e deixe a energia fluir.

4.  Você também pode enviar Reiki à distância ao colocar o papel ou fotografia na sua frente, irradiando Reiki nessa direção.

Texto de acordo com os textos originais - Manual de Reiki do Dr. Mikao Usui – Por Frank Arjava Petter - Pensamento.

Curso e Palestras do autor.

  

Deixe seu comentário